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Especialista responde perguntas sobre manutenção, limpeza caseira e modelos disponíveis no mercado.

Os faróis de um carro estão entre os itens mais importantes para a segurança do motorista. Em bom funcionamento, o componente garante melhor visibilidade em ruas e rodovias e também possibilita a comunicação entre os motoristas. Quando quebrado, aumenta o risco de colisões e acidentes como atropelamentos.

1. Como identificar que está danificado?

O farol pode ter danos em suas fixações, o que pode ocasionar a desregulagem de facho do farol. Também pode ser dano na eficiência, quando a lente do farol fica opaca. E situações mais óbvias, que é quando ele simplesmente não liga mais.

2. O que fazer quando o farol estiver danificado?

Quando há danos em sua fixação, o recomendado é o reparo ou a substituição do conjunto. Já para opacidade de lente, recomenda-se o serviço de polimento. Aconselho procurar um especialista, pois há variedade de lentes, que podem ser de policarbonato ou vidro.

3. Dá para consertar o farol quebrado em casa?

Não é recomendado, pois pode ser necessária a desmontagem da peça ou a utilização de ferramentas específicas para o reparo, como uma politriz (máquina de polimento).

4. Onde é melhor consertar: concessionária ou autoelétrica?

Não há diferença entre os locais de reparo. O importante é observar se a oficina tem o ‘know-how’ para realizar o serviço.

5. Quais os riscos de um farol quebrado na estrada e na cidade?

Diminuição na eficiência de iluminação, ofuscamento da visão do motorista que vem em direção contrária e também levar multa por infração de trânsito.

6. Quanto custa a multa por rodar com farol quebrado?

Segundo o artigo 223 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz alta de forma a perturbar a visão de outro condutor é considerado uma infração  grave. Além da multa de R$195,23 e dos cinco pontos na carteira de motorista, há retenção do veículo para regularização.

7. Como descubro o tipo certo de farol para o meu carro?

Basta consultar o manual ou verificar na própria lâmpada.

Fonte: https://revistaautoesporte.globo.com